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Conexão e união fazem núcleos potencializarem negócios

Conexão e união fazem núcleos potencializarem negócios

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“No núcleo conheci metodologias de gestão e comecei a aplicar o que fazia sentido para o meu negócio”, conta Jean Paulo Mattos, da Agrocred Análise de Crédito e Cobrança

Os núcleos de Gestão Estratégica, Comercial e Consultoria Empresarial do programa Empreender, da Acim, são exemplos de como a conexão e o trabalho em conjunto são pilares para transformar negócios, colocando-os na ‘esteira’ da sustentabilidade. Ao promover associativismo, troca de experiências, geração de conhecimentos, resolução de dores e fortalecimento, estes empresários, agrupados em núcleo, impactam positivamente seus negócios.

Um exemplo é o Núcleo de Gestão Estratégica, em funcionamento desde 2019 com a participação de 17 empresas de diversos segmentos, como restaurantes, engenharia e serviços, com o objetivo de fortalecer práticas de gestão. “Cada empresa traz sua relevância e experiência, permitindo uma troca rica de conhecimentos. No núcleo conheci metodologias de gestão e comecei a aplicar o que fazia sentido para o meu negócio”, conta Jean Paulo Mattos, da Agrocred Análise de Crédito e Cobrança, e coordenador do grupo.

O núcleo alcançou importantes resultados em 2024, como o aumento do número de membros e a maior assiduidade nas reuniões. Além disso, foram realizadas palestras de temas como Marketing digital, Disparo de propaganda em massa, Indicadores financeiros, Planejamento estratégico, Precificação e Utilização de redes sociais.

Os encontros são cuidadosamente planejados: já no início de cada ano é estabelecido um calendário com temas-chave. As reuniões abordam desafios comuns. “No primeiro ano que entrei, trabalhamos com indicadores, aprendendo a medir e melhorar processos”, lembra.

Uma das iniciativas foi aprender sobre as pesquisas NPS (Net Promoter Score). “Isto permitiu entender a satisfação dos meus clientes e buscar melhorias de forma direcionada. Hoje tenho uma visão holística do meu negócio”, explica.

O núcleo também promove visitas técnicas, benchmarking e treinamentos. A colaboração entre os integrantes é constante, com cada membro contribuindo com habilidades e conhecimentos técnico e em gestão de pessoas. “É uma oportunidade única de aprender com os acertos e erros de outros empreendedores, isso acelera o crescimento de qualquer negócio”, pontua. O grupo também está trabalhando para desenvolver um produto ou serviço para ser aplicado tanto internamente quanto no mercado.

Para Mattos, a gestão estratégica precisa estar sempre no radar de todas as empresas, com equipes comprometidas e treinadas, métodos de valorização para manter talentos e gestores que promovam autonomia e fazem feedback.


Aumento do faturamento



“No núcleo conheci metodologias de gestão e comecei a aplicar o que fazia sentido para o meu negócio”, conta Jean Paulo Mattos, da Agrocred Análise de Crédito e Cobrança

A CEO da Nexa Consultoria e Treinamentos Corporativos, Any Parreira, encontrou na gestão comercial uma forma de superar desafios e compartilhar soluções. “Na infância eu vendia salgados para ajudar em casa. Hoje, a partir da minha maior dor no passado, as vendas, ajudo empresas a estruturar áreas comerciais, ministro treinamentos e sou mentora de vendas”, explica ela, que faz parte do Núcleo de Gestão Comercial.

E dentro do núcleo o propósito da Any e dos outros 25 membros não é diferente. Todos têm dores similares e se uniram para obter conhecimento, fazer networking e fortalecer a comunidade de gestores comerciais, inclusive utilizando os serviços dos colegas.

O núcleo foi criado há três anos composto por empresas de seguros, imobiliária, construtoras, indústrias, comércio e prestação de serviços. Para Any, a troca de experiências é a base do sucesso: “ora aprendemos, ora ensinamos”.

Além da gama de conceitos e abordagens da área comercial, o núcleo trabalha com três pilares para aumentar o faturamento das empresas. O primeiro é a comunicação assertiva para fortalecer o autoconhecimento e os relacionamentos. Depois, o gerenciamento das emoções para melhorar a performance; e o terceiro é o desenvolvimento de estratégias de vendas para maximizar os resultados.

As reuniões são pautadas em temas definidos no início do ano, com participação ativa dos membros. “Planejamos ações, medimos resultados e compartilhamos lições. Recebemos um especialista para falar sobre um tema e podemos convidar um sócio ou colaborador da nossa empresa para ter acesso ao conteúdo. Isto ajuda o empresário a colocar o novo conhecimento em prática na operação”, destaca.

Quando o assunto é gestão comercial existem desafios principais como a gestão de pessoas, processos comerciais e ferramentas de relacionamento com o cliente (CRM). Para Any, o núcleo é uma rede de apoio. “Muitas vezes liderar é um caminho solitário, mas no núcleo encontramos suporte, apoio e uma comunidade que está vivendo desafios comerciais similares. Isso torna o dia a dia dos gestores comerciais mais leve e inclinado a resultados”.

Para os empreendedores que estão enfrentando desafios na gestão comercial, Any salienta que “pessoas precisam de pessoas. E se há quem superou situações que o empreendedor ainda não, estar no núcleo é uma forma de encurtar caminhos. Gosto de parafrasear a frase: ‘se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir mais longe, vá em conjunto’”, aconselha.


Consultoria é aliada



“Percebendo uma demanda que não poderia atender sozinho, fiz parceria com outro membro e garantimos a satisfação do cliente”, diz Marco Aurélio Osório, da Maso

Marco Aurélio da Silva Osório, da Maso Assessoria Empresarial, usa a experiência de uma década como consultor para impulsionar empresas. Desde 2023 na Acim, ele liderou no ano passado o núcleo de Consultoria Empresarial com foco em desmistificar a consultoria como inacessível e fortalecer a comunidade empresarial. “Trabalhamos em conjunto para mostrar para o mercado que não importa o estágio, uma empresa pode ser mais estratégica e sustentável se contar com uma consultoria. Então, não importa se o momento é de tirar o negócio do papel, se o empreendedor está ‘perdendo a mão do negócio’ ou se está se preparando para alavancar, porque, muitas vezes, os empreendedores são especialistas, mas nem sempre administradores de empresas. Em todas as fases a consultoria é uma aliada estratégica”, explica ele, que a partir deste ano representará o núcleo no programa Empreender.

O grupo organiza um calendário anual com cursos, eventos e encontros, como o “Conversa com Consultores”, que oferece consultoria gratuita em áreas estratégicas. “Nosso objetivo é oferecer soluções acessíveis para empreendedores de outros núcleos do Empreender, que enfrentam desafios na gestão”, explica.

A colaboração entre os integrantes é um diferencial. “Ao identificar uma necessidade que não poderia atender sozinho, fiz parceria com outro membro do núcleo e conseguimos atender o projeto e ainda ter a satisfação do cliente. Aqui é um ambiente propício para negócios, construção de networking e para o fortalecimento do mercado”.

De acordo com ele, o núcleo busca ferramentas atuais para gerir e medir resultados, como os Objetivos e Resultados-chave (OKRs), que definem e acompanham objetivos e resultados de uma organização. Com processos seletivos estruturados e com cursos em parceria com a Escola de Negócios da Acim, o núcleo quer expandir a atuação e atrair membros comprometidos. “Pertencer a esse grupo é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, conclui.

 

Programa Empreender

Os núcleos apresentados na reportagem mostram o impacto positivo do Empreender. Ao conectar empresas e promover o associativismo, o programa transforma desafios em oportunidades, fortalecendo o ecossistema empresarial de Maringá e região. Para fazer parte, o empresário precisa ser filiado à Acim. E para mais informações, deve entrar em contato com a Associação Comercial ou pelo Instagram dos núcleos: @nucleodegestaoestrategica, @gestorescomerciais e @nucleodeconsultores