Uma lacuna entre a qualificação e as necessidades do mercado
Há uma falta generalizada de profissionais: açougueiros, serventes, auxiliares, chão de fábrica, garçons, vendedores, operadores de máquinas, desenvolvedores de softwares, médicos… a lista é grande e é difícil setor ou função que não enfrente o mesmo problema
A taxa de desemprego no Brasil, no trimestre finalizado em abril, atingiu o menor patamar desde 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 8,5
O desafio de reestruturar a própria vida
Movido por desafios, o executivo Pedro Janot fez carreira reestruturando grandes empresas. Começou na extinta Mesbla, passou pelas Lojas Americanas antes de liderar a reestruturação da Richards.
Depois, foi eleito o primeiro CEO da rede espanhola Zara no Brasil. Teve, ainda, breve passagem pelo Grupo Pão de Açúcar antes de ser eleito, em 2008, o primeiro CEO da Azul Linhas Aéreas, a primeira companhia low cost em território brasileiro.
Geração Z: jovem, conectada e com novos desafios às empresas
Em dois anos a geração que nasceu na era das redes sociais representará 27
Com linguagem quase própria, com gírias e abreviações, sempre conectados às novidades das redes sociais e aplicativos, eles têm uma forma espontânea de se comunicar e são ágeis em assimilar informações. São pragmáticos e autênticos. Não gostam de rótulos e levantam a bandeira da diversidade. Estes são os jovens da chamada geração Z, formada pelos nascidos entre 1995 e 2010.
O Brasil tem cerca de 30 milhões de jovens pertencentes à geração Z, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2025, 27
ver maisInovação local independente do segmento
Em cerca de três anos surgiram em Maringá leito hospitalar robótico, plataforma para facilitar a vida de arquitetos e designers e solução para o comércio internacional
ver maisPersonalização e instagramável, as tendências da gastronomia
Personal chef, restaurantes para poucos clientes e menu degustação entram na lista de novidades oferecidas por empreendedores locais
ver maisUnidos e fortalecidos
Em busca de visibilidade e negócios, núcleos do programa Empreender constituídos recentemente registram conquistas e planejam estratégias para amadurecimento do setor
ver maisGestão eficiente para pequenas empresas
Com nove pilares e metodologia própria, programa desenvolvido pela ACIM e Sebrae ajuda na maturidade da gestão; participação tem custo acessível
Um de cada cinco pequenos negócios fecha as portas após cinco anos de atividade. Entre os Microempreendedores Individuais (MEIs) o número é ainda maior: um em cada três. É o que revela um estudo do Sebrae. Contribuem para esse triste cenário a falta de acesso ao crédito e problemas de gestão.
Uma outra pesquisa, agora da ACIM, confirma a necessidade de melhorias da gestão, já que um estudo do final de 2021 apontou que 79% dos empresários maringaenses gostariam de obter ajuda por meio de programa específico.
ver maisBom para expositores, bom para visitantes
Feiras são oportunidades de divulgação, prospecção, negócios, acesso a tecnologias e novidades, com ganhos para todos os lados, inclusive segmentos que oferecem serviços para atender visitantes
Antônio Carlos Hopco e a esposa, Janice de Fátima Paltanin, têm praticamente uma loja sob rodas faz 16 anos. É que desde que começaram a fabricar pijamas, eles participam de feiras e eventos em cidades das regiões Sul e Sudeste, e passam três meses por ano em uma loja temporária em um shopping no litoral do Paraná.
Para eles, este foi o caminho para consolidar os Pijamas Dorminhoco. “Começamos a participar de feiras e eventos como estratégia para alcançar um público amplo e, assim, impulsionar o giro rápido das mercadorias”, afirma Hopco.
ver maisDe barraca na feira à franqueadora de sucesso
Com oito lojas, entre próprias e franquias, Pamonhas do Cezar empregam cem colaboradores e contam com distribuidora própria
Foi com uma barraca na Festa da Uva, em Marialva, que teve início a história das Pamonhas do Cezar. Isso foi em 1991, com a comercialização de derivados de milho, como pamonhas, curaus e bolos. Hoje, mais de três décadas depois, o negócio se tornou uma franquia com oito lojas em Maringá, Sarandi e Paiçandu, ampliando a atuação para a venda de pratos prontos. Em média, são comercializados dois mil pratos por dia com preços que variam de R$ 20,99 a 39,99.
Sustentável, prédio antecipa futuro de instituição financeira
Sicredi Dexis inaugura sede que pleiteará certificação internacional de prédios verdes; nas duas torres há espaços para uso da comunidade
Ampliação da indústria da Lightsweet
Com 10 mil metros quadrados de área construída, a nova fábrica da Lightsweet, detentora das marcas Lowçucar e Magro, foi inaugurada em 5 de maio em Marialva/PR. O evento, que teve as presenças do governador Ratinho Junior e do Secretário da Indústria...
Associado do Mês
Com 14 anos, a Alfazema tem investido na abordagem humanizada e em protocolos exclusivos desenvolvidos para profissionais da área da saúde e clientes finais. Um dos diferenciais da farmácia de manipulação é o atendimento cuidadoso e atencioso.
Há uma falta generalizada de profissionais: açougueiros, serventes, auxiliares, chão de fábrica, garçons, vendedores, operadores de máquinas, desenvolvedores de softwares, médicos…...
Continuar lendoEm dois anos a geração que nasceu na era das redes sociais representará 27
Continuar lendoEm cerca de três anos surgiram em Maringá leito hospitalar robótico, plataforma para facilitar a vida de arquitetos e designers e solução para o comércio internacional
Continuar lendoMovido por desafios, o executivo Pedro Janot fez carreira reestruturando grandes empresas. Começou na extinta Mesbla, passou pelas Lojas Americanas antes de liderar a reestruturaçã...
Continuar lendoPersonal chef, restaurantes para poucos clientes e menu degustação entram na lista de novidades oferecidas por empreendedores locais
Continuar lendoEm busca de visibilidade e negócios, núcleos do programa Empreender constituídos recentemente registram conquistas e planejam estratégias para amadurecimento do setor
Continuar lendoCom nove pilares e metodologia própria, programa desenvolvido pela ACIM e Sebrae ajuda na maturidade da gestão; participação tem custo acessível
Continuar lendoFeiras são oportunidades de divulgação, prospecção, negócios, acesso a tecnologias e novidades, com ganhos para todos os lados, inclusive segmentos que oferecem serviços para atend...
Continuar lendo