Artigos

Campanhas trazem vendas extras… e o comércio agradece

Campanhas trazem vendas extras… e o comércio agradece

12
visualizações
Já é tradição em Maringá e região: duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestres, acontece a Maringá Liquida trazendo fluxo e vendas extras para o comércio. As lojas são identificadas com as famosas bandeirolas nas fachadas e vitrines e vendem de tudo: de roupas a acessórios, passando por móveis, colchões e acabamentos da construção. E lá se vão mais de 40 edições liquidando estoques e gerando caixa para a compra da próxima coleção


O gerente da Casa São Paulo, Francisco de Souza Filho, conta que as vendas durante a campanha chegam a representar 30% do faturamento do mês. A Maringá Liquida é tão importante para o segmento de acabamentos que os clientes estão habituados a bons preços e parcelamento diferenciado, uma receita que a Casa São Paulo adota. Lá a segunda edição do ano, no segundo semestre, costuma ter vendas maiores, porque os consumidores aproveitam para reformar ou ampliar a casa para as festas de final do ano. “Fazemos negociações antecipadas com os fornecedores, e o que mais vendemos são pisos e revestimento. Os clientes chegam à loja sabendo da promoção. Muitos fazem cotação antes e esperam a Maringá Liquida para concretizar a compra”, diz. As políticas de preço e de pagamento são estendidas às lojas de Jandaia do Sul e Arapongas, que também comemoram as boas vendas


Em 2023 a Maringá Liquida aconteceu de 23 a 26 de março e de 15 a 17 de agosto, e em 2024 as datas foram 15 a 17 de março e 26 a 29 de setembro. Os consumidores também têm a chance de ganhar eletrodomésticos, ferramentas e utilidades domésticas quando fazem compras de mais de R$ 100 numa mesma loja. Para isto, é preciso encontrar a raspadinha premiada que é distribuída nas lojas participantes



Enquanto a Maringá Liquida acontece nas lojas, o formato do Mega Outlet Feira Ponta de Estoque é diferente: acontece no Parque de Exposições reunindo centenas de lojistas e atraindo milhares de consumidores. Com divulgação maciça, praça de alimentação e horário de vendas ampliado, sempre das 10 às 22h, a feira foi realizada de 12 a 15 de julho de 2023 e de 10 a 13 de julho de 2024, com a participação de cerca de 150 mil consumidores em cada edição
Para a empresária Dejanira Zanon, da Apptus, a feira garante 70% do faturamento do mês. E mais: é a oportunidade para a venda do estoque anterior, gerando caixa, ainda mais porque a maioria das vendas é feita à vista. “Traz um bom giro, o que permite renovar o estoque da loja”, conta


O Parque de Exposições é o local para uma feira do setor imobiliário e de decoração, com entrada gratuita e parceria do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/PR-Noroeste). Com a participação de dezenas de expositores de produtos e serviços voltados para casa e condomínios, construtoras e imobiliárias, o Outlet House aconteceu de 25 a 27 de agosto de 2023. No ano seguinte, de 20 a 22 de setembro, o nome foi alterado para Feira de Imóveis, Móveis e Decoração, mas manteve a essência dos expositores e perfil de visitantes, ou seja, quem está interessado em alugar, comprar ou decorar a casa




Com foco em fortalecer as vendas locais, a Acim realizou outras duas campanhas: “Comércio em Movimento” em junho de 2023, e “Valorize quem te ensina”, entre setembro e outubro do ano seguinte. Enquanto a primeira, em parceria com o Conselho de Comércio e Serviços da Acim, teve o objetivo de conscientizar os consumidores sobre a importância de valorizar e comprar no comércio local, a segunda foi voltada à valorização dos professores, incentivando a compra de lembranças e presentes no comércio local. “Valorize quem te ensina” teve a parceria do Sindicato Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste Paraná (Sinepe) e também contou com depoimentos de lideranças sobre professores que contribuíram para a vida pessoal e profissional. Os depoimentos foram veiculados nas redes sociais


Original dos Estados Unidos, a Black Friday foi adotada pelo calendário brasileiro, inicialmente movimentando o e-commerce. Mas por que não incentivar o comércio físico? Pois é isto que a Acim tem feito por meio da Black Friday. Em vez de acontecer apenas na última sexta-feira de novembro, ela é ampliada no comércio local e acontece também no sábado e domingo com horários diferenciados de funcionamento das lojas. Em 2024, a realização foi de 28 de novembro a 1 de dezembro, e resultou em vendas extras. A supervisora regional da Leo Cosméticos, Katia Saito, conta que pretende participar das próximas edições de olho nos bons resultados que alcançou na última edição. Durante a Black Friday, a loja registrou aumento de 45% nas vendas em relação à semana anterior