Formado por voluntários assim como os outros cinco conselhos da Associação Comercial, o Copejem fomenta o empreendedorismo jovem na cidade. “Nosso desafio foi crescer e desenvolver projetos ainda melhores. Buscamos tornar o conselho uma referência em todo o país com forte representatividade na Faciap Jovem e na Conaje”, afirma o presidente da gestão 2023-2024, André Barros, sobre o impacto das iniciativas e a participação na federação paranaense e na confederação nacional de jovens empresários.
Durante a gestão, a agenda foi intensa, com cerca de 40 projetos divididos em três frentes: administrativo, capacitação interna e ações externas. Entre os destaques, o curso de oratória, que impactou a vida dos conselheiros. “Tínhamos participantes tímidos que, após o curso, foram transformados”, relata. Outra iniciativa foi o projeto LER+, que ampliou a distribuição de livros em estantes espalhadas por pontos da cidade como terminal de ônibus e instituições. Já o Impacta, em sua quinta edição, trouxe palestrantes renomados e reforçou o compromisso do Copejem com questões sociais e ambientais.
A premiação da Faciap Jovem, em 2024, foi outro marco: o Copejem conquistou nove dos 12 prêmios voltados aos conselhos do Paraná. “Foi um momento de orgulho, que reforçou a relevância do nosso trabalho”, destaca.
Conexões estratégicas
Além dos projetos internos, o Copejem tem representação em instâncias da cidade, como câmaras técnicas do Codem, Conselho do Empreender e Conselho Regional da Cacinor Jovem. “Essa presença nos permitiu contribuir com a sociedade e trazer informações de forma antecipada, atuando ativamente para Maringá”, explica.
Barros destaca que o Copejem é uma escola de liderança. “Maringá é referência na organização da sociedade civil e no diálogo com o poder público. Nosso objetivo é formar líderes que contribuam para o ecossistema, trazendo inovação e desenvolvimento para a cidade”.
O trabalho do Copejem é tão importante que os dois últimos presidentes da Acim, José Carlos Barbieri e Michel André Felippe Soares, fizeram parte do conselho de jovens.
Com o crescimento do Copejem, o interesse em integrar o conselho aumentou. Desde 2016 ocorre processo seletivo anual voltado a empreendedores de 18 a 35 anos associados à Acim. Em 2025 foram mais de 150 candidatos para cinco vagas. “O processo envolve dinâmicas de grupo e uma avaliação criteriosa para garantir o alinhamento de cultura”, salienta.
Para os jovens empresários, o presidente reforça a importância do envolvimento no associativismo. “Maringá tem um ecossistema que apoia o crescimento dos negócios. Muitos empreendedores focam apenas em suas empresas e não percebem as oportunidades com iniciativas coletivas. Quanto mais se doa, mais se recebe, seja em networking, aprendizado ou desenvolvimento”.
A abertura do Feirão do Imposto, que é anual, contou com palestra sobre reforma tributária e marcou o início de uma série de ações em Maringá para conscientizar sobre a alta carga tributária. A iniciativa incluiu venda de produtos sem impostos em supermercado, cervejaria e sorveteria, além de ações em escolas, na Expoingá e com um guincho nas ruas. O feirão é uma realização nacional da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e localmente é organizado pelo Copejem
Alunos do Colégio Axia participaram do projeto Empresário Sombra em setembro de 2023. Por um dia, 55 alunos tiveram a oportunidade de conhecer a rotina de mais de 20 empresas dos conselheiros do Copejem, participando de reuniões, alinhamento com clientes e outras atividades comuns nas agendas dos empresários; os estudantes também acompanharam a reunião semanal do Copejem
Anual e com participação gratuita, em 2024 o Impacta Maringá abordou o tema “Ser sustentável nunca foi tão lucrativo”. O evento contou com palestras de Michael Piffer (Klabin), Gian Luca Garcia Simoncelli (Nuu Alimentos), Giulio Peron (Quintal Dermocosméticos) e Caroline Didier (Superbac Biotechnology). Também foram anunciados os vencedores do Prêmio Impacta, que reconhece projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Mais de 300 jovens empresários de todo o Paraná participaram do Encontro Paranaense de Jovens Empreendedores, em 2024, promovido pela Faciap Jovem com apoio do Copejem. A programação incluiu visitas técnicas a empresas como Aiqfome, DB1 Group e Lowçucar, além de mentorias, rodada de negócios e a Assembleia Geral Ordinária, proporcionando troca de conhecimento e networking

O Copejem realizou a primeira edição do Destrava em 2024. Trata-se de uma simulação de um Conselho Administrativo e, para isto, empresários locais experientes analisaram os negócios de dois conselheiros do Copejem: Vinde Investimentos e BM Soluções Empresariais, oferecendo soluções estratégicas. Participaram do programa para aconselhar as empresas dos jovens Igor Remígio (Aiqfome) e Jair Ferrari (Agro Galaxy)

O projeto Ler +, iniciativa do Copejem, tem levado leitura e cultura à população. Com mais de três mil livros arrecadados e doados, as obras podem ser encontradas em estantes em locais públicos, como o terminal urbano de Maringá, Acim, Centro Dia da Pessoa Idosa e Shopping Avenida Center, promovendo o acesso à leitura e incentivando a troca de conhecimentos
Copejem 2023-2024
Presidente: André Borin Barros
André Ajita
Arthur Toledo
Brenda Rosa
Caio Volpato
Carlos Ciceri
Cezar Fornazaro
Daniel Bortoluzzi
Diego Sanches
Diego Zaparolli
Dione Vojivoda
Eloisa Bortoluzzi
Fábio Machado
Fernanda Martins
Gabriel Pires
Gabriela Fontana
Giovanna Campos
Gustavo Sebastiani
Igor Rocha
Isabella Dantas
Isadora de Oliveira
Jean Fernandes
Jhonatan Camargo
João Gabriel
João Pizo
João Rocha
Jules Mazini
Julia Giacomelli
Leonardo Varizi
Luiz Fontana
Luiz F. Ferraz
Maíra Basílio
Malu Romancini
Marcelo Favero
Marlon Siqueira
Matheus Romancine
Nathalia Boss
Paula Costa
Pedro Beal
Pedro Sfasciotti
Rafael Andrade
Rafael Veríssimo
Rennan Oliveira
Tallis Mendes
Vanessa Goelzer
Vantuir Pizani
Vinicius Cavasin
Vitor Nogami