Artigos

Gestão certificada e premiada

Gestão certificada e premiada

447
visualizações
Por apoiar o desenvolvimento local, associativismo e empreendedorismo, Associação Comercial recebeu prêmio nacional da CACB em julho de 2019

O reconhecimento da Associação Comercial como referência nacional está alicerçado em vários pilares, com destaque para a gestão eficiente, o incentivo ao desenvolvimento e ao empreendedorismo, a valorização dos colaboradores e a excelência em atendimento e serviços. 

Em 2019, a ACIM recebeu a ISO 9001, certificação internacional que atesta a qualidade do sistema de gestão. Para receber o selo, a entidade cumpriu os requisitos requeridos pela auditoria do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e comprovou que atende a um conjunto de normas que auxiliam na melhoria dos processos internos, capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho e verificação da satisfação dos associados, num processo contínuo de melhoria da gestão da qualidade. 

O processo que resultou na ISO 9001 levou um ano, e no período a ACIM revisou processos internos e atualizou o plano gerencial. De lá para cá, a eficiência dos processos tem sido assegurada pela equipe de auditores internos. 

Além disso, a ACIM passa por auditorias anuais da Tecpar para manutenção e recertificação, como a realizada em 2022 que reafirmou a ISO 9001 sem nenhuma não conformidade - o selo tem validade de três anos.

Para replicar esta expertise, a ACIM conta, desde 2020, com um setor da qualidade que auxilia no desenvolvimento dos processos padrões e requisitos da ISO.

Metas e objetivos definidos 

Paralelo ao processo de certificação, foi elaborado o planejamento estratégico e operacional, com auxílio de consultorias especializadas. Na sequência, em 2020, foram definidos os objetivos de cada setor alinhados à visão e estratégia da ACIM, e foi implantado um sistema de monitoramento de indicadores de desempenho. 

Para alcançar os resultados, a entidade adotou a metodologia de Objetivos e Resultados Chave – conhecida como OKR (objectives and key results, em inglês). O método de gestão, planejamento e performance foi implantado também com o auxílio de consultorias especializadas, primeiro da Fundação Dom Cabral e depois da Mid Falconi, que presta assessoria até hoje. 

Entre as melhores para trabalhar

O clima organizacional é outro pilar. Prova disso são os cinco selos GPTW consecutivos que a entidade recebeu de excelente empresa para trabalhar. Desde 2018 a Associação Comercial é certificada pela pesquisa Great Place to Work (GPTW), sendo que em 2022 a nota subiu 2,5% em relação a 2021, quando a pontuação foi superior a 8 do total de 10.  

A pesquisa consiste na aplicação de um questionário aos colaboradores que, de forma sigilosa, respondem sobre o ambiente de trabalho. Para serem certificadas, as empresas têm que obter notas superiores a 7. Elas também receberam relatório com o diagnóstico dos pontos altos e oportunidades de melhorias.

Esta mesma metodologia é aplicada no Destaque GPTW e ACIM, iniciativa criada em 2018 para reconhecer empresas que investem e valorizam os colaboradores. Podem participar empresas associadas da ACIM com dez ou mais colaboradores e associados certificados pelo GPTW. 

Excelência em atendimento

O bom ambiente de trabalho reflete no atendimento aos associados. Depois de dois selos prata, em 2018 e 2019, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Maringá conquistou o selo ouro de Excelência em Atendimento, concedido pelo Sebrae, em 2021. A avaliação baseia-se nos quesitos de atendimento, soluções para clientes e gestão. 

O ponto de Maringá foi criado em 2014 e atende, em média, 50 empreendedores por mês que buscam orientações empresariais, consultorias, capacitações, palestras, rodadas de negócios, visitas técnicas, entre outros.

Destaque no Brasil

O olhar vai além dos colaboradores e associados. Tanto que, em junho de 2019, a entidade foi uma das três associações homenageadas no prêmio ‘Desenvolvimento Local’, concedido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em reconhecimento à atuação em prol do desenvolvimento local, apoio ao associativismo e ao empreendedorismo. 

A homenagem veio em decorrência de iniciativas que serviram de modelo para outras entidades empresariais do sistema CACB, a exemplos do programa Empreender, Observatório Social e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), que são referências no Paraná e no país - outras entidades também ficam no prédio da entidade e recebem apoio institucional e/ou financeiro para executar seus trabalhos.

“É um orgulho receber o prêmio em um evento dessa magnitude. É o reconhecimento do trabalho, das boas práticas e da gestão voltada ao associativismo”, ressaltou o presidente Michel André Felippe Soares à época da premiação. A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro/RJ durante o World Chambers Congress, o maior congresso mundial das Câmaras de Comércio. Além da ACIM, foram premiadas as associações comerciais de Joinville/SC e Ribeirão Preto/SP. 

Selos da ONU


O cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) levou à conquista de dois selos: do Sesi, em 2020, e do Instituto ACIM, em 2022

Já o compromisso com a sustentabilidade rendeu dois selos ODS, uma iniciativa das Organizações Unidas (ONU) em reconhecimento às empresas engajadas e alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Em 2020, a Associação Comercial recebeu o Selo Sesi ODS pelas práticas de prevenção à covid-19 e ações pós-pandemia. Já em outubro de 2022 o reconhecimento veio por meio do Selo ODS do Instituto ACIM, categoria prata, por atender 14 ODS da Agenda 2030 da ONU.