Antes mesmo da Dama Arquitetura ter CNPJ e instalar a fachada do escritório, Daiana Sait e Maiana Kelmer se filiaram à ACIM
Há empreendedores que buscam network. Outros entendem a importância das consultas de crédito para o negócio. Há ainda aqueles que são movidos pelo associativismo e reconhecem a importância de uma entidade forte que defende a classe empresarial. Independente do motivo, 5 mil empresas são filiadas à ACIM, uma marca histórica que foi alcançada em dezembro de 2022, tornando a entidade uma das maiores do gênero do país. Dos associados, 80% são micro e pequenos negócios.
Entre os que se filiaram em dezembro está a Dama Arquitetura e Interiores, das irmãs Daiana Kelmer Araújo Saito, arquiteta, e Maiana Kelmer, designer de interiores. Depois de trabalhar em escritórios da cidade, Daiana pediu demissão no final da gestação. Com a pandemia, ela e a irmã trabalharam em alguns projetos juntas e decidiram empreender.
Antes mesmo da empresa ter CNPJ e da fachada do escritório ser instalada, elas decidiram se filiar à ACIM e esperam encontrar na entidade o suporte para crescer e serem reconhecidas no mercado, principalmente na área de interiores comercial e residencial.
Já no primeiro mês de filiação, as duas participaram de uma rodada de negócios e prospectaram dois negócios. Elas também pretendem participar de cursos para ajudar na gestão e na precificação dos serviços e querem integrar o núcleo de Arquitetura do programa Empreender. “Estou animada e quero me inteirar dos produtos e serviços que a ACIM oferece, porque sei que será superimportante para a empresa”, diz Daiana.
A meta
Atingir 5 mil associados era a última meta que faltava ser cumprida pela gestão presidida por Michel André Felippe Soares. Para isso, no segundo semestre, a campanha ‘Vem ser ACIM’ incentivou a filiação e exaltou o trabalho de quase 70 anos da entidade em prol do desenvolvimento local. A equipe comercial foi reforçada para captação, pós-venda e manutenção dos associados. Os novos associados passaram a contar com eventos exclusivos de integração e relacionamento como workshops, palestras e mentorias, tanto para fortalecer os negócios quanto para incentivar o uso de produtos e serviços disponíveis. Além de consultas de crédito, cursos da Escola de Negócios com valores exclusivos para filiados e um ambiente de inovação para incentivar novos produtos e processos, a Associação Comercial oferece convênios com instituições de ensino e planos de saúde com descontos que chegam a 50%.
O presidente Michel André Felippe Soares comemorou os resultados. “Registrar 5 mil associados é uma marca almejada por toda a equipe e diretoria. Mais do que isso, avaliza o trabalho da Associação Comercial em defesa das empresas locais e atesta que realmente colocamos em prática o nosso slogan, que é ser a casa do empreendedor maringaense”.
O sonho de ter um espaço físico
Confiante na força do associativismo e no network que pode alcançar, Erika Fagundes é outra nova associada da entidade. Arquiteta por formação, ela decidiu se dedicar exclusivamente, desde 2022, ao O Cheesecake depois de conciliar a arquitetura e a produção das tortas por dois anos. Para 2023, Erika planeja abrir uma loja física, já que hoje a produção é feita em casa. Ela até está procurando o ponto comercial.
Otimista com o negócio, Erika se filiou à Associação Comercial por indicação de um amigo, vai participar da primeira rodada de negócios em janeiro e ingressar no núcleo de Confeitarias, do programa Empreender, com a expectativa de bons contatos com colegas do setor. Tudo isso, espera ela, vai ajudar o negócio prosperar.
Equipe da Associação Comercial comemora o número recorde de empresas filiadas; novos associados têm eventos exclusivos de integração e de divulgação dos produtos e serviços disponíveis