Artigos

Duas gestões,  uma pandemia e muitas conquistas

Duas gestões, uma pandemia e muitas conquistas

593
visualizações

Foram duas gestões - 2018/2020 e 2020/2023 - num total 57 meses e um período intenso de trabalho, o que incluiu uma turbulência sanitária e econômica mundial causada pela pandemia, mas também conquistas, ampliação de produtos e serviços, registro de números históricos e melhoria de indicadores de gestão. O resultado é a satisfação nota 9, de um máximo de 10, entre os associados, conforme atesta pesquisa sobre o trabalho da Associação Comercial.

Sob a presidência de Michel André Felippe Soares, iniciada em 27 de abril de 2018, a entidade superou a marca de 5 mil empresas associadas e de 80 núcleos setoriais do programa Empreender, investiu no ambiente de inovação Inovus e desenvolveu uma ferramenta para aprimorar a gestão de pequenas empresas, o ENE (Excelência no Nível Empresarial), além de ter implantado o Empregar, que é um programa de recrutamento, seleção e capacitação de colaboradores das empresas associadas. Assim, todas as metas foram cumpridas.

Estruturalmente o prédio da Associação Comercial passou por uma reforma para abrigar novos espaços e a Escola de Negócios, que substituiu o Centro de Treinamento. 

Com formação em Direito e em Administração, Soares investiu em gestão, com o acompanhamento de consultorias, o que foi atestado pela certificação ISO 9001, conquista do Great Place to Work (GPTW) como excelente lugar para trabalhar e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O aprimoramento da gestão incluiu até uma mudança estatutária com vistas a adotar o mesmo calendário eleitoral da Faciap, a federação das associações comerciais. Assim, os mandatos passam a ser encerrados em janeiro, em vez de abril do ano anterior.

Durante a pandemia, a ACIM além de ter defendido os interesses dos empresários, acompanhando indicadores e a retomada das atividades, pautou seu trabalho em linhas de crédito para minimizar os impactos financeiros e também investiu mais de R$ 3 milhões em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e suprimentos para a saúde. 

10 mil reuniões e 400 voluntários

Para se ter uma ideia da grandiosidade do trabalho, foram quase 10 mil reuniões no período, entre encontros dos conselhos da entidade, núcleos do programa Empreender, agenda de visitas de autoridades, entre outros. 

Os seis conselhos – Administração, Superior, Comércio e Serviços, ACIM Mulher, Copejem e Empreender – contaram com mais de 400 empresários voluntários e a equipe de colaboradores de quase 90 profissionais. Foram duas grandes, dinâmicas e importantes gestões.


Em 27 de abril de 2018, Michel André Felippe Soares assumiu a presidência, sucedendo José Carlos Valêncio; posse contou com a presença da então governadora Cida Borghetti, prefeito Ulisses Maia, deputados, vereadores, juízes, representantes das forças policiais, líderes associativistas e sindicais, a exemplo dos presidentes da CACB, George Coelho, e da Faciap, Marco Tadeu Barbosa. Pela primeira vez foi empossado o Conselho do Empreender



A segunda gestão de Michel André Felippe Soares iniciou com número recorde de associados comparecendo às urnas, com 701 votos, mesmo não havendo outra chapa inscrita, em março de 2020. O primeiro grande desafio da nova gestão – já em meio a pandemia – foi a posse, que ocorreu virtualmente de forma inédita em 25 de maio de 2020. No prédio da ACIM, apenas o presidente reeleito e alguns diretores. Da tela do computador, dezenas de associados assistiram às assembleias e os conselheiros de Administração e Superior serem empossados


Moderna, funcional e à disposição dos associados são as características da sede da ACIM, reinaugurada em outubro de 2021. Uma revitalização de 2 mil metros quadrados que veio com uma proposta conectada aos novos modelos de negócio e fazendo homenagem aos grandes empresários que antecederam e estão na história da entidade. A grande novidade é o Inovus – um programa de aceleração de ideias e projetos com o acompanhamento de especialistas e à disposição dos associados

Conselho de Administração - Gestões 2018-2020 e 2020-2023

Presidente: Michel André Felippe Soares

1° vice-presidente: Wilson de Matos Silva Filho 

2ª vice-presidente: Mohamad Ali Awada Sobrinho (duas gestões)

Presidente do Copejem: Thais Iwata Chimello e Lucas Di Loreto Peron

Presidente do ACIM Mulher: Cláudia Michiura (duas gestões)

Presidente do Conselho do Comércio: Jair Ferrari e Petrojan Vaz Neves

Presidente Conselho do Empreender: Michael Tamura e Luiz Fernando Fontana

Vice-presidente para assuntos de Logística: Afonso Shiozaki (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Imóveis: Alexandre Guimarães Nicolau (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Segurança: Antonio Tadeu Rodrigues (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Indústria: Carlos Alexandre Winderlich Ferraz (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Governança Empresas Familiares: Cezar Betinardi Couto (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Agronegócio: Divanir Higino da Silva (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Saúde: Erico Diniz da Silva (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Novos Produtos: George Coelho e André Luís Rodrigues Afonso

Vice-presidente para assuntos de Beleza e Estética: João Roberto Fraguas

Vice-presidente para assuntos de Turismo: João Vitor Mazzer e Maria Iraclézia de Araújo

Vice-presidente para assuntos Cacinor: Lucas Di Loreto Peron e Lourival Macedo

Vice-presidente para assuntos de Crédito Cooperativo: Luiz Ajita (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Meio Ambiente: Marcelo Felix Frade (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Loteadoras: Marcos Kenji Fujisawa (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Desenvolvimento Rural: Maria Iraclézia de Araújo e Carlos Henrique Pinto

Vice-presidente para assuntos de Shopping Center: Massimiliano Silvestrelli (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos do Saic: Nivaldo Reginato (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Seguros: Osnir Roberto Gaspar (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Qualidade: Paulo Roberto Viscardi

Vice-presidente para assuntos de Marketing: Rodrigo Guimarães Fernandes e José Roberto Mattos

Vice-presidente para assuntos de Consórcios: Rodrigo Seravali de Britto (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Convênios: Rony Cezar Guimarães (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Franquia: Thiago Ramalho (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Finanças e Patrimônio: Vicente Suzuki (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos do Mercado de Comunicação: Walter Thomé Junior (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos do Sindicato Varejista: Ali Saadeddine Wardani e Hussein Wardani

Vice-presidente para assuntos de História e Documentação: Aluízio Miguel Pinho Andreatta e Elflay Miranda

Vice-presidente para assuntos de Responsabilidade Social: Anália da Rosa Nasser e Nádia Felippe

Vice-presidente para assuntos Institucionais: Antonio Batista de Moura Junior e Felipe Silva Bernardes 

Vice-presidente para assuntos de Pesquisa: Antonio Fiel Cruz Junior e Patrícia Palma

Vice-presidente para assuntos de Cultura: Benhur Lobo da Costa Prado e  George Coelho

Vice-presidente para assuntos de Metalmecânica: Carlos Valter Martins Pedro (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Limpeza e Conservação: Carlos Cândido Costa  (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Garantias de Crédito: Claudiomar Sandri e Danilo Tadeu Alves

Vice-presidente para assuntos de Desenvolvimento de Bairros: Daoud Nasser (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Eventos: Deborah Kemmer e Thaís Iwata Chimello

Vice-presidente para assuntos de Consultoria Empresarial: Franklin Vieira da Silva e Gabriel Perussolo

Vice-presidente para assuntos de Energia: Geraldo Conte Junior e Otávio Henrique Baritieri Augusto

Vice-presidente para assuntos de Capacitação Profissional: Guilherme Calijuri e João Vitor Mazzer

Vice-presidente para assuntos de Desenvolvimento Regional: Ilson Rezende (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Supermercados: Jeane Nogaroli Guioti (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos Intersindicais: Joel Azevedo De Oliveira (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Serviços Educacionais: José Carlos Barbieri (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos Comunitários: Luiz Roberto Marquezini (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Construção Civil: Leonardo Fabian e Rogério Yabiku

Vice-presidente para assuntos de RH: Marcelo Antônio Silva (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Revenda de Veículos: Murilo Daura Jorge Boos e André Gandolfi Feio Ribeiro 

Vice-presidente para assuntos de Esportes: Paulo Pereira Lima e Agnaldo de Jesus Rossini

Vice-presidente para assuntos de Comércio Exterior: Renata Mestriner Krambeck e Aluízio Andreatta

Vice-presidente para assuntos de Renúncia Fiscal: Roberto Cidade e Rita Augusta Silva Valim Rossi

Vice-presidente para assuntos de Tecnologia: Sergio Yamada e Erike Almeida

Vice-presidente para assuntos Estratégicos: Sidney Samuel Meneguetti (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de Planejamento Urbano: Teo Granado e  Wilson José Benali

Vice-presidente para assuntos Federativos: Vinícius Feriatto e Ana Claudia Pirajá Bandeira

Vice-presidente para assuntos de Serviços: Walcir Franzoni e André Valêncio

Vice-presidente para assuntos de Desenvolvimento Econômico: Wilson Tomio Yabiku (duas gestões)

Vice-presidente para assuntos de vendas: Fernando César Bernardes Lucas (gestão 2020-2022)

Assessor Jurídico: César Misael de Andrade (duas gestões)