Artigos

Fomento ao comércio exterior

Fomento ao comércio exterior

18
visualizações
Aluízio Andreatta, presidente: “nosso objetivo é fomentar o comércio exterior”

O Instituto Mercosul fomenta o comércio exterior em Maringá e região, apoiando micro, pequenas e médias empresas e capacitando empreendedores. Vinculado à Acim, oferece conhecimento, networking e oportunidades para as empresas que buscam expandir, sendo referência em informações sobre exportações e importações, orientando sobre cenário mundial e facilitando o acesso a serviços e certificações que garantem segurança e competitividade nas operações comerciais.

Uma das principais atividades do Instituto Mercosul é a emissão de certificados de origem Mercosul e certificados não regulamentados, assegurando conformidade e segurança às exportações. São documentos essenciais para garantir o acesso de produtos brasileiros a mercados internacionais com benefícios tarifários, aumentando a competitividade. Em 2024 a entidade superou a marca de três mil certificados emitidos.

Segundo o presidente do Instituto, Aluízio Andreatta, a entidade segue comprometida com o desenvolvimento do setor. “Nosso objetivo é fomentar o comércio exterior em Maringá e região, criando oportunidades de negócios, capacitando empresários e promovendo missões internacionais que conectem nossa cidade aos principais mercados globais”, diz. 

Para isto, promove eventos, palestras e treinamentos, abordando temas como logística internacional, regulamentação aduaneira, financiamento e tendências do mercado global. No último ano mais de 500 pessoas participaram de cursos e capacitações organizadas pela entidade.

 

Oportunidades e inovações 

Entre as ações realizadas está a missão empresarial para a China, um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Em abril de 2024 um grupo de 11 empresários visitou Xangai, Guangzhou Shenzhen e a maior feira multissetorial do mundo para acesso a tecnologias e modelos de negócios. A viagem incluiu visitas a empresas como a Ehang, pioneira na homologação de voos autônomos de drones para transporte de pessoas, e a BYD, líder mundial em patentes tecnológicas e produtora de baterias automotivas seguras.

Para 2025, o Instituto Mercosul planeja ajudar as empresas com as mudanças nos sistemas de importação da Receita Federal e oferecer cursos para manter os empresários competitivos para alcançar novos mercados.