Artigos

União que fortalece e faz crescer

União que fortalece e faz crescer

22
visualizações
Ana Cláudia Satie Kakihata, presidente: “todos os núcleos são acompanhados por um consultor”


O empreendedorismo no Brasil é um caminho desafiador, mas pode ser menos árduo e mais assertivo quando percorrido coletivamente. Em Maringá, a união entre empresários – ainda que concorrentes – é incentivada e viabilizada há mais de duas décadas pelo programa Empreender, uma ideia importada da Alemanha e implantada pela Acim e pelo Sebrae/PR na cidade em 2000.  

Deste então, o programa reúne empreendedores de micro, pequenas empresas e profissionais liberais em núcleos setoriais, multissetoriais e territoriais para a discussão e a proposição de ideias e ações que possam tornar, de forma coletiva, os negócios competitivos. Hoje são 85 núcleos e 1,3 mil empresas participantes. 

“Somos o maior programa Empreender do Brasil. Conseguimos envolver e conectar vários tipos de profissionais e empresas”, comemora Ana Claudia Satie Kakihata, que presidiu o programa na gestão 2023-2024 e segue no cargo de presidente na atual gestão. 

Além da diversidade e da abrangência, ela cita a metodologia como um diferencial. “Todos os núcleos são acompanhados por um consultor capacitado que auxilia no planejamento estratégico e dá suporte para que o grupo possa criar e executar ações em prol do crescimento coletivo”, cita.

 

Unir para crescer 

Quem conhece bem os benefícios desta união de forças é Roberto Nagahama, integrante do Núcleo Setorial de Academias e Escolas de Natação de Maringá (Nusa), um dos mais antigos em atividade. 

“Estou no Empreender desde a criação do Nusa, em 2003, participando ativamente e aprendendo em cada ação ou projeto. Aprendi que o slogan ‘unir para crescer’ é e sempre será o mote principal do associativismo”, diz Nagahama, que já foi diretor do Empreender e membro do Conselho do Empreender como representante do Nusa. Depois de uma passagem pelo Conselho Superior, atualmente ele integra o Conselho do Comércio e Serviços da Acim. 

Nagahama conta que o Nusa surgiu para ajudar as academias a se adequar às exigências legais do Conselho Federal de Educação Física, mas outros benefícios vieram. Essa união permite o compartilhamento de recursos, aumenta a visibilidade, gera oportunidades de negócio, reduz custos e melhora o padrão de qualidade no atendimento. 

Além disso, o programa contribuiu para a formação de lideranças, como no caso de Guga Azevedo. Fundador do Núcleo de Confeitarias, que surgiu em 2022, já no primeiro ano ele foi indicado para representar o grupo no Conselho de Empreender. Sua atuação destacada rendeu um convite para integrar a diretoria da gestão 2023-2024. 

“Desde o início me identifiquei com o propósito do programa de fortalecimento do setor. Além disso, o networking e a troca de experiências me trouxeram conhecimento, inclusive prático, e despertaram habilidades de liderança”, diz Guga, que segue como membro da diretoria na atual gestão. 

Satisfação comprovada

O sucesso é confirmado por uma pesquisa de satisfação realizada no final do ano passado com os participantes do Empreender. A nota média de avaliação das vantagens trazidas pela participação no programa foi 8.

Em relação à atuação dos membros do Conselho do Empreendedor, composto por um representante de cada núcleo, a nota de aprovação foi ainda maior: 9,2. 

“Nos reunimos mensalmente com o objetivo de conectar, inspirar e desenvolver essas lideranças e também de trazer representatividade aos núcleos”, explica Satie sobre o papel do conselho. 

Para alcançar o objetivo, a gestão inovou e criou o Onboarding do conselheiro e o caderno de patrocínios para ajudar na viabilização financeira de projetos. Também realizou a primeira edição do Liderar para Impactar e organizou uma premiação para os núcleos no aniversário do Empreender.

A gestão ainda promoveu mudanças no formato da diretoria: para manter os núcleos ativos e funcionado com excelência foram criados oito comitês de trabalho. “Nos próximos dois anos queremos consolidar os núcleos, atraindo mais empresas e aumentando a representatividade, auxiliando nas conexões institucionais com outras entidades”, adianta a presidente. 

Já para este ano a diretoria promete um grande evento comemorativo aos 25 anos do programa.




Profissionais da imprensa e representantes de entidades tiveram a oportunidade de conhecer o programa Empreender em um encontro realizado em 17 de setembro de 2024 na Acim

Micro e pequenos integrantes dos 85 núcleos dos participantes do Empreender se reuniram em 8 de novembro para comemorar os 24 anos do programa, que é o maior do gênero do Brasil. A festa aconteceu no Lebloc Eventos


Os membros do Conselho do Empreender, criado em 2018, reúnem-se mensalmente com o objetivo de conectar, inspirar e desenvolver lideranças. Também tem como foco trazer representatividade aos núcleos, sendo que cada um pode nomear um representante para ocupar uma cadeira no conselho