Foi um período de aprendizado e crescimento. Tive a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, gestão e comunicação, além de fortalecer minhas relações com os associados e a sociedade civil organizada
O cumprimento precedido carinhosamente do substantivo “professor” acompanha José Carlos Barbieri, tanto no dia a dia como nos compromissos profissionais. É o reconhecimento das milhares de vidas impactadas durante quase três décadas em sala de aula.
“É um sentimento de orgulho e gratidão saber que ajudei na formação acadêmica de tantos profissionais, hoje médicos, engenheiros, arquitetos, dentistas, advogados, juízes, entre outros, que atuam em diferentes cidades, mas principalmente naquelas em que lecionei como Apucarana, Ivaiporã, Londrina, Jandaia do Sul e Maringá”, diz.
Graduado em Farmácia e em Biologia, Barbieri foi docente no ensino médio, pré-vestibular e ensino superior. É mestre em Promoção da Saúde e especialista em Gestão de Negócios, além da experiência na área de Gestão Educacional, adquirida como sócio e reitor do Unicv, que está presente em 26 estados e no Distrito Federal com mais de 110 mil alunos, cerca de 900 polos educacionais, mais de 140 cursos de graduação e 500 cursos de pós-graduação. Também é diretor-geral do Colégio Axia, voltado ao ensino médio e Educação de Jovens e Adultos.
O caminho para o empreendedorismo educacional o levou até a Acim, onde começou como membro do Copejem. Iniciou ali uma parceria de quase 30 anos de trabalho voluntário, alternando-se entre cargos de conselheiro e vice-presidente até a eleição para presidente da entidade, no final de 2022. Em 13 de janeiro de 2023, Barbieri assumiu a presidência do Conselho de Administração (CAD) para a gestão para a gestão 2023-2024. “Foi um período de muito aprendizado e crescimento. Tive a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, gestão e comunicação além de fortalecer minhas relações com os associados e a sociedade civil organizada”, comenta.
Diálogo e envolvimento
Isso foi possível por meio de uma gestão participativa e colaborativa, pautada no trabalho em equipe que envolveu colaboradores, diretores e associados. Sabedor do poder do conhecimento, também priorizou o desenvolvimento e a atualização profissional dos envolvidos na gestão.
O desafio de conciliar as funções de reitor e presidente da Acim é resultado da almejada ponte entre a academia e o mercado de trabalho.
“Como reitor tenho a oportunidade de garantir a qualidade do ensino, pesquisa e extensão, além de atualizar as matrizes curriculares e preparar os graduados para demandas atuais do mundo do trabalho”.
Reeleito, Barbieri diz que seguirá firme na defesa dos valores institucionais da Acim, dialogando com as autoridades, em busca de apoio e medidas para reduzir a burocracia, incentivar o crescimento das empresas, impulsionar o empreendedorismo, a qualificação, a inovação e a criatividade empresarial.
“Espero deixar um legado de inovação, eficiência e eficácia administrativo-financeira e seguir com o compromisso de aproximar a Acim dos associados e da comunidade”, conclui.