Artigos

Economia vigorosa

Economia vigorosa

121
visualizações

Um ano atrás os analistas de mercado consultados pelo Banco Central para o Boletim Focus estimavam que ao final deste ano a Selic estaria em 10% e que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceria 2,26%. Bom, a Selic está em 10,75%, portanto acima do previsto e com expectativa de subir um ponto percentual até dezembro, segundo o mesmo Focus. Selic alta encarece o crédito para pessoas físicas e jurídicas. 

Por outro lado, o PIB poderá ter alta de 3%, estima o Fundo Monetário Internacional (FMI) e também acima do previsto, mas esta é uma boa notícia, porque mostra a robustez da economia brasileira. E na esteira dos bons indicadores, a taxa de desemprego segue caindo: atingiu 6,6% no trimestre encerrado em agosto. Há 102,5 milhões de brasileiros ocupados, a mais alta taxa desde 2012.

Sobram vagas, faltam profissionais em todos os setores. Tanto que a Agência do Trabalhador de Maringá registrou 1,5 mil vagas abertas numa mesma semana. Faltam tantos profissionais que há vagas abertas permanentemente, como de motoristas, açougueiros e garçons.

Diante do cenário de uma população altamente empregada e economia prosperando, empresários de todo o país voltaram a investir. Se na pandemia, projetos de expansão foram engavetados ou nem faziam parte do planejamento, o momento é outro. Os empreendedores estão abrindo lojas, expandindo a linha de produtos e área de atuação, voltando os olhos para a inovação e vislumbrando novos negócios. 

Em Maringá, o cenário não é diferente, a economia está a pleno vapor. Só em agosto foram criadas quase mil vagas de empregos formais, enquanto no Paraná todo foram 7,4 mil vagas. As empresas estão investindo e ampliando à espera de bons negócios. Que este otimismo possa perpetuar e encontrar solo fértil. Em nome da Acim, desejo excelentes vendas de final de ano e um 2025 próspero. Conte com a casa do empreendedor de Maringá!