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Negócios familiares prosperam, mas precisam de profissionalização

Negócios familiares prosperam, mas precisam de profissionalização

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No Brasil, 90% das empresas têm perfil familiar e são responsáveis por 75% dos empregos. É o que revela uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, por outro lado, este tipo de negócio enfrenta desafios na sucessão: segundo levantamento do Banco Mundial, apenas 30% das empresas familiares chegam a terceira geração.

Para além da preparação dos herdeiros, é preciso profissionalizar a gestão, e isto não é exclusivo das grandes empresas. As micro e pequenas também precisam investir em planejamento, indicadores, inovação e, principalmente, numa transição harmoniosa. E aqui valem as regras de separar contas físicas e jurídicas, dividir funções e discutir assuntos domésticos em casa e profissionais no ambiente de trabalho. Na teoria parece fácil, mas quem tem uma empresa familiar sabe que quase sempre o almoço de domingo ou a festa de família vai envolver assuntos do negócio.

E digo em causa própria. Meu filho mais velho será meu sucessor e trabalhamos juntos em duas empresas que têm outros sócios. Contamos com uma consultoria e temos feito um amplo trabalho para garantir relações harmoniosas nas empresas, com a equipe e parceiros, e em casa, com o restante da família. É um relacionamento diário, mas também gratificante, porque trabalhar ao lado dos filhos significa, quase sempre, ter os mesmos valores e o desejo sincero de crescer.

Mesmo diante de desafios, os negócios familiares contam com a dedicação dos empreendedores, afinal a família depende da empresa. Também é mais difícil o empresário mudar de emprego, como acontece com profissionais contratados, por isto, o planejamento costuma ser de longo prazo. Mas aí há o desafio de também pensar o negócio no médio prazo, e isto passa necessariamente por uma gestão profissionalizada.

Cursos e palestras como os oferecidos pela Acim, consultorias e programas de gestão dão uma ajuda e tanto. Procurar ajuda e ter um olhar de um terceiro para o negócio são sempre bem-vindos. Afinal, a família toda quer prosperar como família e como empresa.