Para a indústria, a redução estimada após o planejamento tributário pode variar de 15% a 30%. Para o setor comercial, a redução pode estar entre 12% e 18% e para o setor de prestação de serviços varia de 6% a 15%”
Como a reforma tributária vai impactar as empresas?
Vimos a reforma tributária que estava em discussão há décadas finalmente tomar forma. As mudanças afetarão todos os setores, exigindo uma repaginação da estratégia tributária das empresas. Houve aumento de alíquotas de modo geral, a criação de impostos como o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) do álcool e a eliminação de outros. A necessidade de uma consultoria atualizada, para que as empresas cumpram o que é exigido sem problemas, tornou-se mais importante do que nunca.
Qual a importância do planejamento estratégico diante das alterações?
A atualização das estruturas tributária e societária é fundamental. Nosso slogan para 2024 é: “se você tem planejamento estratégico para vendas e compras, agora é essencial ter um para tributação”. Isso porque as mudanças são profundas e demandam revisão completa das práticas para evitar prejuízos na margem de lucratividade. Brinco que todos, em algum momento da vida, precisaremos passar a contar com o acompanhamento de um cardiologista, e as empresas precisam de uma consultoria tributária.
Como a consultoria consegue se manter atualizada com as mudanças legislativas?
O diferencial da Certezza está na antecipação. Não esperamos a publicação das leis para estudá-las, porque acompanhamos o processo legislativo. Isso permite preparar nossos clientes com antecedência, garantindo que eles estejam sempre à frente não só em conformidade, mas em competitividade.
Pode exemplificar como o planejamento tributário pode beneficiar as empresas?
Tendo em conta as alterações da legislação na região original de atuação, uma grande indústria de Porto Alegre/RS, que atendemos, mudou a logística de importação para Minas Gerais, após nossa orientação, o que proporcionou redução de 18% na carga tributária. A mudança, recomendada com base em nossos estudos antecipados, não só economizou dinheiro como otimizou a entrada de produtos no país. Em geral, para a indústria, a redução estimada após o planejamento tributário pode variar de 15% a 30%. Para o setor comercial, especialmente o varejo, a redução pode estar entre 12% e 18% e para o setor de prestação de serviços, geralmente composto por empresas de estruturas menores e mais enxutas, pode-se esperar uma economia tributária que varia de 6% a 15%. O planejamento tributário deve ser visto como importante não apenas para a redução de custos, mas como estratégia para melhorar a competitividade e a sustentabilidade das empresas.
Quais são os erros mais comuns que as empresas cometem em relação à tributação?
O principal erro é a falta de previsibilidade. Muitas empresas agem reativamente, o que leva a surpresas desagradáveis no fim do ano fiscal. Outro erro comum é a generalidade dos profissionais internos, que muitas vezes não conseguem vislumbrar alternativas tributárias vantajosas.
Como você vê o futuro da consultoria tributária?
O futuro está na personalização e na especialização. As empresas precisarão de parceiros estratégicos que não só entendam de tributação, mas que conheçam profundamente seus negócios e setores, permitindo uma consultoria eficaz e sob medida.