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Testado, aprovado e com mais chances de sucesso

Testado, aprovado e com mais chances de sucesso

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Com a experiência de franqueada há dez anos, Sandra Baquette se uniu a uma sócia e formata a Canto de Aruna como franquia; primeira loja está em operação

Começar uma empresa com um modelo que deu certo e receber as orientações para direcionar o negócio rumo ao sucesso… isto é o que busca um empreendedor que decide investir em uma franquia. Foi assim com a empresária Sandra Baquette, que tem duas lojas da Bolo da Madre, em Maringá. Ela se encantou com a ideia de ter uma loja de bolos assistindo a um programa de empreendedorismo na televisão, procurou o Sebrae para estruturar a ideia e construir um plano de negócios. Depois de um ano de pesquisa e estudo percebeu que era viável, mas havia um problema: Sandra não tinha as receitas de bolo. Aceitou então a sugestão do consultor que a acompanhava e começou a procurar uma franquia.

“O que me fez querer uma loja de bolos era o resgate de momentos em família ou entre amigos. Como a maioria das pessoas não tem tempo, queria que elas pudessem comprar um bolo como os feitos em casa. Foram cinco meses procurando uma franquia que se encaixasse na minha ideia de sabores, qualidade e modelo de loja”, lembra Sandra.

A empresária foi a segunda franqueada da marca, e em 2024 completa dez anos de presença em Maringá. O contrato com a franqueadora é renovado a cada cinco anos. Os bolos são 100% feitos nas lojas e para que sigam um padrão, o franqueado recebe um caderno de receitas e os ingredientes são de marcas homologadas pela franquia.

Satisfeita com a história que construiu com a Bolo da Madre e visando ampliar os negócios, Sandra agora está investindo em outro segmento, mas como franqueadora. Com uma sócia cabeleireira, criou um salão de beleza express. A iniciativa oferece atendimentos rápidos e sem a necessidade de agendamento, como escova e hidratação para os cabelos, manicure, pedicure, sobrancelha e maquiagens rápidas. Não tem corte ou serviços de química, que são mais demorados. A Canto de Aruna Escovaria está instalada no shopping Maringá Park.

“A ideia é atender a mulher que está na correria e precisa de serviço rápido. É um conceito inovador, com um ambiente diferente dos salões tradicionais, que foi criado e formatado para ser replicado como franquia”, explica. A loja piloto foi aberta no início do ano. Sandra ressalta o tempo para a adequação de cada passo na construção de um negócio: a ideia surgiu em 2017, mas só em 2022 elas começaram a trabalhar no projeto até que chegou o momento de abrir as portas em 2024.

“Mais uma vez procurei o Sebrae, que me ajudou a formatar, e minha experiência como franqueada ajudou. Já fomos desenvolvendo os manuais para a criação de uma franquia. Para desenvolver o layout do salão, procuramos um espaço e fomos colando fitas para definir a disposição de cada móvel. Mesmo assim, com 30 dias de salão aberto, muitas coisas precisaram mudar, porque só com a prática é que vemos como funciona”, detalha.

A expectativa para o novo negócio é compartilhar com outras mulheres empreendedoras tudo o que aprendeu em dez anos como franqueada. 

Passo a passo

Thairan Corveloni Motta, advogado: “não precisa ser necessariamente um produto ou serviço inédito, mas um jeito de fazer que possa ser replicado” 

Dedicação é o que garante o sucesso de uma futura franquia. Quem escolhe esse modelo de expansão tem uma longa jornada até que o projeto saia do papel. O advogado e sócio-proprietário do escritório Corveloni Advogados que presta consultoria jurídica para a Associação de Franqueadores e Empreendedores do Paraná (Afepar), Thairan Corveloni Motta, explica que existe um passo a passo até que uma empresa esteja apta a ser franqueada. “Tudo começa com a idealização de uma metodologia, produto ou serviço que vai ser primeiramente testado, validado e, então, poderá virar um modelo de negócio conforme o proprietário cria expertise. Não precisa ser necessariamente um produto ou serviço inédito, mas um jeito de fazer que possa ser replicado”, aponta.

O segundo ponto é a formatação do negócio. Thairan explica que é necessário reunir o conhecimento do proprietário para estruturar o negócio e os detalhes. Nesta fase são definidos os preços dos produtos e serviços, a metragem do espaço físico, quando necessário, quantidade de funcionários, fornecedores, taxa de franquia, dos royalties etc. Também nesta fase deve ser feita a criação de um plano de negócio para uma nova unidade.

“Considero importante também que o empresário busque o registro da marca. É uma forma de evitar problemas que podem trazer prejuízo ao franqueador. Quando tudo isso estiver estruturado, é hora de procurar uma consultoria jurídica para desenvolver a Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento exigido por lei que permite a expansão por meio de franquias”.


Jornada 



Com produção própria de colchões, a Bioposture tem seis lojas e busca empreendedores para apostar na marca, inclusive em cidades pequenas

Quem passou por todo este processo foi Pedro Victor Sfasciotti, sócio e diretor comercial da Bioposture Colchões. A empresa foi criada em 2017, e o modelo de franquias começou há seis meses. Atualmente são seis lojas, sendo duas franquias.

“Quando abrimos a primeira loja, fizemos tudo com um padrão que pudesse ser replicado, mas naquele momento a intenção era testar com as lojas próprias. Logo algumas pessoas passaram a nos perguntar se não vendíamos franquias e então decidimos ir em frente com a ideia”, relata.

A Bioposture trabalha com colchões terapêuticos de fabricação própria. O foco está em abrir lojas em cidades pequenas, onde os grandes concorrentes não chegam. Sfasciotti explica que adotou o modelo de franquias em vez de apenas abrir filiais porque acredita que cada unidade precisa de um dono para alcançar o potencial de faturamento. “Nosso grande desafio é encontrar o perfil adequado dos franqueados. Buscamos quem tem experiência como vendedor ou gerente de loja e quer ter um negócio próprio para aumentar a renda. Precisa ser um empresário que estará diretamente envolvido com o negócio, porque é isso que vai trazer o sucesso”, destaca.

A Bioposture tem três modelos de loja, com investimento inicial a partir de R$ 120 mil. A previsão é de que o retorno do investimento aconteça em 18 meses. Segundo Sfasciotti, é uma opção para cidades com dez mil habitantes ou mais. A marca fez um levantamento de cidades do Paraná com potencial para ter uma unidade. “Nosso diferencial como empresa é o atendimento humanizado, que praticamente cria amizade com o cliente. Em cidades muito pequenas isso é importante porque nosso público chega a ser até 80% de moradores da área rural. Temos até marketing e formas de pagamento específicos para esse público”, explica.

Aprender com quem sabe

Caroline Camotti, da Afepar: “cada um dos associados está em uma fase do processo de se tornar ou ser um franqueador. Isso proporciona troca de experiências rica e importante”

Para quem busca transformar uma ideia de negócio em franquia existe a Afepar, com foco em fortalecer o franchising e os franqueadores. Quem explica é a presidente Caroline Camotti. “Cada um dos associados está em uma fase do processo de se tornar ou ser um franqueador. Isso proporciona troca de experiências rica e importante. Um empreendedor iniciante tem contato com grandes franqueadores e pode absorver tudo o que ele já passou na trajetória”, considera.

Além disso, os associados têm acesso a consultores e indicação de serviços no processo de construir uma franquia. “Neste ano pretendemos nos aproximar da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nossa intenção é que os associados avancem e possam crescer”, anuncia a presidente.

Caroline ressalta a importância da associação para parcerias e trocas de experiência. Ela mesma é dona do grupo Estar Bem, que presta serviços de cuidadores de idosos. “Os maiores desafios são os de expandir o negócio e a retenção do franqueado, que precisa ter lucro e sucesso para não desistir do negócio. Quando se tem duas ou três unidades é uma experiência, mas quando se tem 50, os processos precisam sair da mão do franqueador, que vai ter que tomar as rédeas do negócio de forma diferente”, ressalta.

A Afepar tem dez marcas associadas e parceiros como consultores de escritórios de direito, contabilidade e marketing. Caroline reforça que depois da pandemia, o setor de franquias tem tido crescimento de 13 a 14% por ano. Segundo a ABF, setores que atuam com delivery, alimentação saudável, tecnologia, saúde e beleza devem crescer muito nos próximos anos.

Dados do Sebrae reforçam que o franchising pode ser um caminho mais seguro para quem quer empreender, já que segundo a instituição, de 2 a 3% das franquias fecham as portas no primeiro ano de funcionamento. O número é bem menor quando se compara com outras empresas, que chega a 30%. “Quem opta por abrir uma franquia tem acesso a um trabalho pronto. Não comete erros que foram cometidos até que se chegasse ao sucesso”, conclui Caroline.