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Campanhas conscientizam, defendem comércio e impulsionam vendas

Campanhas conscientizam, defendem comércio e impulsionam vendas

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Atraídos pelos descontos, 145 mil consumidores estiveram no Parque de Exposições, em julho de 2018 (foto), para prestigiar a 28ª edição de Feira Ponta de Estoque, realizada pela ACIM e Sivamar, com organização do ACIM Mulher. Nos 327 estandes, de mais de 180 lojistas, os consumidores encontraram roupas, calçados, móveis, colchões, artigos de decoração e plantas. Também puderam fazer cortes de cabelos gratuitos. Em 2019 foram 140 mil consumidores e renda do estacionamento de R$ 65,1 mil para oito entidades. E em 2022, depois de um hiato de dois anos devido às restrições impostas pela pandemia, a feira voltou a ser realizada em julho de 2022 no Parque de Exposições


Com a assinatura e a força da ACIM, campanhas comerciais e institucionais estamparam peças publicitárias e incentivaram a comunidade a abraçar causas variadas: além das tradicionais Maringá Liquida e Feira Ponta de Estoque, maringaenses foram conclamados a apoiar o comércio local, a ajudar no combate a dengue e a defender a prisão em segunda instância. 

Tradicional, a Maringá Liquida é um exemplo de fortalecimento do comércio, chegando a 39ª edição em 2022 com a participação de mais de mil estabelecimentos. Realizada pela ACIM e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), a ação acontece duas vezes ao ano com a distribuição de prêmios. O evento é uma oportunidade para comerciantes zerarem estoques, enquanto os consumidores podem encontrar produtos com até 70% de desconto. 

A proprietária da loja de roupas infantis Estrelinha Elegante, Vanda Lúcia Barbosa Felipe, é presença garantida na Maringá Liquida. Há 26 anos no mercado, ela vê a ação como uma forma de alavancar as vendas e uma oportunidade de apresentar produtos a novos clientes. “Como o consumidor aguarda a campanha de descontos para comprar, buscamos negociar antecipadamente descontos e condições especiais junto aos fornecedores para conseguir preços atrativos e aumentar as vendas”.


Feira Ponta de Estoque 

Já a Feira Ponta de Estoque, realizada no Parque de Exposições de Maringá, tem estandes disputados por lojistas, uma vez que recebe milhares de consumidores em busca de descontos em roupas, calçados, móveis, colchões e artigos de decoração. 

Por causa da pandemia, a feira foi suspensa por dois anos – em 2020 e 2021 - mas voltou com tudo em 2022. Alunos do Senac marcam presença oferecendo cortes de cabelos gratuitos aos visitantes. Para conforto das mães com filhos pequenos, a organização disponibiliza espaço para aleitamento materno. Sem esquecer a função social, a renda do estacionamento é revertida para entidades assistenciais de Maringá. 

Uma pesquisa realizada pela ACIM mostra a importância da Ponta de Estoque: de 1.107 consumidores entrevistados, 88% responderam que fizeram compras durante a feira e 70% disseram que os preços são mais baixos que no comércio em geral. Já a organização e local da realização do evento tiveram 96 e 98% de satisfação, respectivamente.


Campanhas institucionais

Além da união e dos esforços em prol do comércio, a Associação Comercial trabalha pelo desenvolvimento econômico e bem-estar da população. Prova disso são as campanhas institucionais da entidade, ora na condição de protagonista, ora como coadjuvante, tais como a de combate a dengue e de incentivo a compras no comércio local. 


Em 2018, a ACIM se uniu à Faciap para a campanha ‘Natal Sonho Dourado’, que distribuiu uma raspadinha a cada R$ 50 em compras nas lojas participantes. Ao final, foram premiados 72 consumidores do comércio de Maringá, sendo 68 consumidores contemplados com vale-compras de R$ 300, três com caminhões de prêmios e uma consumidora, a Francimary Cabeçoni Santana, com um automóvel zero



Além de descontos de até 70%, os consumidores que aproveitaram as ofertas da Maringá Liquida concorrem a prêmios desde 2019 (foto). Na edição de fevereiro de 2020 a ação distribuiu R$ 85 mil: ao encontrar a raspadinha premiada nas compras a partir de R$ 100, o consumidor ganhou R$ 100 em produtos na mesma loja. Em setembro de 2020, a campanha contou com vendas online por meio de uma loja virtual gratuita para os associados. E em agosto de 2022 a campanha chegou a 39a edição


Outdoors com a frase #Prisãoem2ªinstânciasim foram espalhados em Maringá em novembro de 2019 por iniciativa da ACIM e da sociedade civil organizada. Uma faixa com o mesmo slogan foi pendurada na fachada do prédio da entidade, além de peças em emissoras de rádio e redes sociais defendendo a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 410/2018 que previa a possibilidade de cumprimento da pena após condenação em segunda instância