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Oxímetros e termômetros

Oxímetros e termômetros

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Pacientes de baixa renda com covid têm acesso a oxímetros e termômetros de graça para que possam monitorar em casa a evolução da doença. Isso é possível graças à campanha ‘Inspiração’, realizada pela ACIM, por meio da ACIM Mulher, e Sociedade Médica de Maringá, que arrecadaram, junto a empresas e à população, 1,5 mil oxímetros e 500 termômetros. 

Com o oxímetro de dedo é possível medir a quantidade de oxigênio, ajudando a evitar a hipóxia silenciosa, que é a falta de oxigênio no sangue sem que o doente sinta falta de ar. O nível normal para adultos deve ser maior que 95%, mas se o nível for 92% ou menos, é preciso procurar ajuda médica imediatamente. Com o monitoramento do paciente em casa, haverá redução do número de internações, intubações e mortalidade. 

Os aparelhos foram doados à prefeitura em 30 de abril e são emprestados em unidades de saúde, em regime de comodato, para pacientes com sintomas leves e moderados.

Para o prefeito Ulisses Maia, “a campanha foi um ato de amor e solidariedade e comprova mais uma vez a força da sociedade civil organizada e dos empresários”. A presidente da ACIM Mulher, Claudia Michiura, destaca que o objetivo é contribuir para que, em caso de uma terceira onda do coronavírus, sejam evitadas mortes e, por isso, tanto empresários quanto médicos abraçaram a causa. 

A campanha também contará com vídeos veiculados em redes sociais com dicas de médicos para isolar um paciente com coronavírus em casa, como manusear o oxímetro, quando ir a hospital, o que fazer em caso de contato com uma pessoa positivada, entre outros tópicos importantes para ajudar a população durante a pandemia.

Prestação de contas

Online em 17 de maio, a 79ª Assembleia Geral Ordinária da ACIM foi aberta aos associados e teve as seguintes pautas: análise e aprovação do relatório de atividades e contas de 2020; análise e aprovação do plano de metas e previsão orçamentária de 2021. Na assembleia também foi apresentado o relatório de gestão de três anos de trabalho do presidente Michel Felippe Soares. Entre as conquistas, desde 2018, estão: certificação ISO 9001; implantação do Plano de Desenvolvimento Individual; investimento em gestão de pessoas; reforma do prédio, com implantação do Inovus; adoção de centro de custos e unidades orçamentárias; reestruturação da equipe comercial, área de eventos e departamento comercial; e implantação da metodologia OKR.

Livros de graça

Quem passa pelo Terminal Intermodal Urbano de Maringá pode doar ou retirar livros numa estante que foi instalada no final de abril e é uma iniciativa do Copejem. Inicialmente foram disponibilizados mais de 200 títulos doados pelos jovens empresários e instituições como Sebrae e Sicredi, além dos participantes de eventos realizados pelo Copejem. Há títulos em quadrinhos, romances, técnicos, entre outros. 

Associado do mês

Quem não abre mão de acordar com um café da manhã fresquinho na porta de casa pode recorrer a Dejú, a primeira padaria totalmente online do país. A ideia do nome, conta o CEO, Wanderlei Júnior, veio da expressão francesa ‘déjà-vu’, que significa ‘algo visto’. Isso porque até os anos 80 era comum que os padeiros entregassem os produtos na casa dos clientes. Assim, a empresa, cujo aplicativo foi lançado em 2018, se propõe a unir a comodidade do passado à tecnologia do presente.

A matéria-prima vem de uma fábrica em Brasília/DF, onde é produzida e trazida para Maringá utilizando modernos processos de panificação. Aqui os alimentos são fermentados e assados. Atualmente são ofertados mais de 500 produtos, sendo os pães de queijo os mais requisitados. 

A Dejú não utiliza corantes, conservantes nem antimofos, e os pães são assados de hora em hora. “Não vendemos pão, vendemos café da manhã com a família, chá com as amigas, coffee break no trabalho, enfim, vendemos momentos”, ressalta o CEO, que acrescenta que a pandemia alavancou as vendas em 500%. A empresa tem 55 mil clientes cadastrados em Maringá e realiza de 9 a 10 mil entregas por mês. 

Com 40 colaboradores, entre funcionários e prestadores de serviço, os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo, com entrega diária da 6 às 19 horas. A empresa faz planos de expansão para o segundo semestre.  “Maringá serviu de piloto. Analisamos o que deu certo, o que deu errado e agora queremos chegar em outras cidades, começando pelo Paraná e São Paulo. Nossa meta é ser a maior rede de padarias do Brasil”, planeja. O app da Dejú pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play.

Selo ODS

O Instituto ACIM está promovendo o Selo ODS 2021 para certificar empresas comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Companias comprometidas com os 17 ODS receberão o Selo Ouro, as que atendem entre oito e 16 objetivos ganharão o Selo Prata e as que atendem entre dois e sete ODS receberão o Selo Bronze. 

A premiação será durante o Summit 2021, em outubro, com a realização do Instituto ACIM e Movimento ODS. Para saber como participar do Selo ODS 2021, cujas inscrições vão até 15 de agosto, envie e-mail para gestao@institutoacim.org.br

Saúde em tempos de pandemia

Com o tema  ‘Saúde em tempos de pandemia’, a mesa-redonda que a ACIM transmitiu pela internet em 7 de abril teve mais de 7 mil acessos. O evento contou com as participações da pesquisadora e especialista em Oncologia e Imunologia Nise Yamaguchi e do infectologista Marcelo Burattini.

“É preciso estabelecer uma rotina de saúde, com exercícios e dietas, mesmo diante de todas as dificuldades. Estamos esperamos uma sucessão de outras doenças (no pós-pandemia)”, destacou Nise. Para Burattini, “o lockdown foi efetivo no início da pandemia e por curto período de tempo. Infelizmente vimos a implantação de sucessivos lockdown no Brasil, sempre abaixo de 50% de adesão da população. Medidas de distanciamento social, uso de máscaras, evitar aglomeração e álcool gel são suficientes para romper a disseminação do vírus e permitir que a pandemia evolua num curso mais lento”. A mesa redonda contou também com vídeos do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto; e ex-ministro da Saúde e deputado federal Ricardo Barros. O evento foi transmitido pelos canais do Youtube da ACIM, CBN Maringá, GMC Online e Fernando Beteti (e continua disponível), teve o patrocínio de Hospital da Visão-Provisão, Unicred, Unimed, Santa Rita Humana Saúde e Sicoob, além do apoio da Sociedade Médica de Maringá, Conselho Regional de Medicina e Codem e media partners GMC Online e Fernando Beteti.

Produtos sem tributos

Anual, o Feirão do Imposto 2021 teve lives e venda por delivery de produtos sem tributos. Organizado nacionalmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e realizado em Maringá pelo Copejem, o evento aconteceu de 17 a 22 de maio, tendo como tema ‘Pra ser justo’. Foram diversas ações, como venda de chope pela Tap8, açaí no Açaí Beat, além de produtos da Euphoria pelo site Easydelivery e refeições em restaurantes parceiros do aplicativo AiqFome, tudo sem a cobrança de impostos.

Também aconteceram três lives sobre e uma peça teatral sobre tributação foi transmitida por uma plataforma da Receita Estadual.

E-book gratuito

O Instituto Mercosul disponibiliza gratuitamente o ebook ‘Guia prático de exportação’, com conteúdos sobre o que e para onde exportar, como emitir o Radar (registro obrigatório para todas as empresas que querem importar e exportar), órgãos anuentes, diferenças entre exportação direta e indireta, classificação fiscal de mercadorias, formas de recebimento das vendas, linhas de financiamento, embalagens e meios de transporte. Para baixar o material, o link é https://lp.rlkpro.com/l/gG2KdfABF1113

Planejamento e futuro de Maringá

‘Maringá 74 anos: do planejamento à execução, o futuro começa agora’ foi tema da mesa-redonda que a ACIM e o Codem realizaram em 17 de maio, em comemoração ao aniversário da cidade. Transmitido pelo Youtube da ACIM e do Maringá Histórica, o evento contou com as participações do sênior de Governos e Inteligência Analítica da Macroplan, Éber Gonçalves, e do consultor Jerri Ribeiro sócio da PwC Brasil, que liderou projetos com foco em governança corporativa, gestão de riscos e compliance em vários países. Também participaram Michel Felippe Soares (ACIM), prefeito Ulisses Maia, Wilson de Matos Silva Filho (Codem), Jefferson Nogaroli (Movimento Repensando Maringá), Carlos Valter Martins Pedro (Fiep), Wilson de Matos Silva (Unicesumar) e o pesquisador e especialista da história local Miguel Fernando. A mesa-redonda, que continua disponível online, teve patrocínio de Cocamar, Eurogarden, Fiep, Maringá Park, Sancor Seguros, Sanepar/Governo do Paraná, Santa Rita Humana Saúde, Sicoob e Unicesumar, além do apoio da prefeitura de Maringá.

Campanha reforça segurança do comércio 

Por meio do Conselho do Comércio e Serviços, a ACIM realiza uma campanha que mostra que fazer compras nas empresas locais é seguro. Peças publicitárias trazem fotos de lojas mostrando os cuidados na prevenção ao coronavírus, o que inclui controle de acesso aos estabelecimentos, aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e demarcação com adesivos no chão para o distanciamento entre os clientes. Com o tema ‘nosso comércio dedicado e seguro para você’, a campanha é veiculada nas redes sociais e incentiva o consumo no comércio local.